AGORA TAMBEM TEXTOS SEM ACENTUACAO E SEM PONTUACAO

SOU O QUE SEREI

sábado, 30 de janeiro de 2021

Disponível: CAVIDADE, livro de ALEXANDRE MENDES

 

CAVIDADE, livro de ALEXANDRE MENDES



Alexandre Mendes era um inconformado. Esse inconformismo já pode ser sentido de cara no contundente texto "MÍNIMO" que abre este livro:


"Lambe logo o meu chão,

Meu escravo; desgraçado

Deixa tudo bem limpinho,

porque eu pago seu salário"


Aqui temos bem nítida a crítica sobre as relações trabalhistas costumeiras: é a escravidão moderna, a escravidão assalariada. Esse tema é um dos mais presentes na obra de Alexandre, retratado de forma visceral ou com inspirado sarcasmo em textos como "AO PATRÃO, COM CARINHO" , "SALÁRIO", "A FICÇÃO IMITA A REALIDADE", "COLISÃO DE MENTES" ou "BRÊIQUI DE RULLIS".


"As instruções do seu patrão:

. Senta aqui e escuta meu sermão do dia.

. Sorria sempre para as tarefas de adulto que lhe obrigamos a executar.

. Conforme-se com o salário de criança que nós lhe pagamos."

[BRÊIQUI DE RULLIS]


A escravidão histórica colonial também é tema de textos como "ACASO". Alexandre mostra que a escravidão continua, os escravos modernos seguem apanhando, seja do patrão, seja da polícia, seja da máquina produtiva que não pode parar, seja da indiferença.


"lá jazia o defunto

-Era só um vagabundo!

rabecão já vai chegar"

[UM CARA]


O cotidiano da periferia, ou daquelas pessoas marginalizadas e sabotadas pelos detentores do poder, são assuntos frequentes. Como em "COCÔTIDIANO", cujo título já diz tudo. Ou em "NO LIMITE", "TROPA DE ELITE", "PERDI O SONO", "CÁLICE", "BAR DA ESQUINA", "A QUEDA", "MEIA HORA", entre outros.


"lá falta concreto

esgoto e dente"

[SEU MANEL]


"Estamos com medo. Espero que encontrem logo o corpo."

[TIVE MEDO ESSA NOITE]


Em "O CRIME ESTÁ VENCENDO?", evidencia que a divisão da sociedade em vencedores e perdedores é uma grande falácia. Até mesmo a situação da polícia, soldados e demais guardiões da pátria e da ordem, é vista com crítica, mas também com humanidade, reconhecendo a perversa e famigerada estratégia de dominação de dividir e conquistar, colocando sabotado contra sabotado.


"Anteontem era zagueiro

Ontem, era mau sujeito

E hoje, apenas estatística"

[CONDECORAÇÃO DE HONRA]


"A polícia é mau paga e às vezes desconta suas frustrações na gente. Tudo que eles querem é ouvir "sim, senhor" e "não, senhor"."

[RECOMENDAÇÕES DE UM MACACO VELHO]


As temáticas na obra de Alexandre são grandes, passando por relações familiares, que nem sempre são exemplares ou amorosas, como a conturbada relação entre pai e filho vista em DI PEDRA e PAPAI;


"Não sobrou nada,

caro estranho, nada,

nada pra você"

[DI PEDRA]


 e as relações com a natureza e o mundo animal, retratadas sempre com empatia.


"(Adeus, breve nos veremos!)"

[UMA VIDA (QUASE) SEM VIDA]


"Homens por cima

Animais por baixo

Mas não tentem provocá-los

dentro de seu próprio espaço"

[ANIMAL PLANET]


Fruto de uma visão de mundo ampliada de alguém que foi camelô, cobrador de ônibus, professor de história, entre outras funções, além de vivenciar a realidade de comunidades periféricas. Alguém que, não apenas estudava o mundo, mas o observava de perto, em sua múltiplas facetas, com respeito e humildade. E, apesar do olhar crítico, conseguia interagir com uma contagiante simpatia e bom humor, características também marcantes em sua obra.


"Entrou no coletivo; deu um arroto e pulou a roleta: Levou um esporro do cobrador. Puxou 50 pratas do bolso e pagou a passagem, dizendo ao funcionário que ficasse com o troco. - Hoje, vamos quebrar a rotina!"

[BRÊIQUI DE RULLIS]


"Assinval despejara todos os seus herdeiros sobre o bife do bundão da mesa dez."

[O TROCO DA GORJETA]


O mundo, as pessoas, a natureza, e as interrelações disso tudo em nossa confusa sociedade é retratado com admirável empatia e criatividade, como em "GLÓRIA", "BELO BELA VISTA" ou "TERRA".

O inconformismo reverbera como uma revolta criativa e construtiva.


"Ergueu a mão esquerda para o alto, tentando alcançar as estrelas, no ápice do esforço físico. "Eu sou a natureza!"-Gritou."

[TERRA]


As reflexões se estendem sobre os sentidos da vida e da morte, conflitos existenciais, o ser e o não ser, a verdade e o vazio. Reflexões estas que podem não apenas desconstruir o saber absoluto, como também a própria linguagem formal ou até a poética convencional. Temos assim "LINDO'', um subversivo poema cíclico de 11 páginas. Temos também "IRMÃOS METRALHA", em que a crítica social vem junto à subversão das famigeradas conjugações verbais, tão entubadas nos alunos por anos e anos no ensino convencional das escolas. "A REVOLTA DAS PALAVRAS'' é outro exemplo de subversão linguística, de forma bem humorada. A contundência, tanto da ideia, como do linguajar poético, pode ser sentida em "SEU MANEL".


"O sábio que soube demais

geme e chora

tentando voltar atrás

descobrindo que a verdade aprisiona

dentro da sua verdade

que os outros sábios chamam de nada"

[SEM AÇÚCAR]


"universo paralelo

FAÇA-SE PRESENTE"

[FÉ]


"Vê como é o destino?

Um dia é otimismo

crença em contos

verdade mau contada

outrora é escuro abismo,

e o fim da linha revela o nada."

[GG ALLIN]


"Pra que o pra quê

de tudo isso?

Não sei… Quando eu comecei a tentar entender, já era desse jeito…"

[?]


"eu sei quem é você

então, por favor, me ajude

e me diga, afinal de contas:

quem sou eu?"

[??]


Estas reflexões são tão fortes na obra de Alexandre que ele até criou o filósofo Nihildamus.


Obra que, afinal, era também vasta como seu coração.


"(A minha cara é bem feia, mas o meu coração é do tamanho de um planeta!)"

[AH!]


Este livro traz poesia e prosa, mas Alexandre também fez ilustrações, quadrinhos, zines, e colaborações em projetos diversos, material que ainda há de render outras coletâneas.


Alexandre foi um artista que nos deixou antes do que deveria ser, mas seu legado permanecerá.













CAVIDADE é um lançamento da Editora Merda Na Mão.


Quem interessar, pode adquirir direto com a Editora, editoramerdanamao@gmail.com , ou comigo mesmo, também tenho exemplares disponíveis, e aceito sempre a boa e velha TROCA por qualquer produção criativa: wnyhyw@gmail.com .


Nenhum comentário:

Postar um comentário