AGORA TAMBEM TEXTOS SEM ACENTUACAO E SEM PONTUACAO

SOU O QUE SEREI

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

CAVIDADE, livro de ALEXANDRE MENDES. Em breve!

 Conheci Alexandre Mendes por volta de 2009 ou 2010, por intermédio do Fabio da Silva Barbosa. Eu havia chegado há pouco no Rio de Janeiro, e vinha trocando zines com o Fabio. Na época, eu distribuía o Anormal Zine Ultra Deluxe Maximum Premium Anthology e o Fabio me enviou vários trampos, alguns deles feito em parceria com o Alexandre, como o zine Gambiarra, ou o Berro. A sintonia entre os trabalhos foi imediata, tanto que o Fabio comunicou que o Alexandre queria entrar em contato direto comigo, pois ele havia gostado muito do Anormal Zine. Na ocasião, eu assinava como Wagner Nyhyw (entre outros), e o Alexandre de cara sacou que Nyhyw era uma corruptela de nihil. Logo me mostrou que tinha um autor-personagem parecido, o Nihildamus, com ótimos textos. E daí veio muita troca de ideias, trabalhos, noitadas loucas em Niterói. Quando surgiu a ideia do Coletivo Zine, sem hesitar abraçou a ideia, participando ativamente dessa empreitada, enviando colaborações e ajudando a tornar realidade as três edições impressas que foram lançadas de um zine totalmente coletivo e colaborativo. Fez trabalhos em conjunto até mesmo com seus filhos, como o zine GENE.

 Figura muito inteligente, criativa, carismática, Alexandre teve toda uma vida muito humilde, mas ainda assim se formou em história, teve diversos trabalhos, sempre encontrando um tempo para as produções criativas. Realizou textos, quadrinhos, ilustrações e por aí vai. Tragicamente, faleceu em 2017, vitimizado pela arma mais letal já criada pela humanidade, o automóvel. Mas jamais foi esquecido. Nem será. Como homenagem, foi lançado um Coletivo Zine Especial, pois ele havia já enviado colaboração para uma possível 4ª edição.

E neste ano de 2020, a Editora Merda Na Mão surge com a proposta de publicar quem tem pouco ou nenhum espaço no circuito editorial tradicional. Mesmo sem recursos financeiros, já lançou algumas publicações em formato digital. E o primeiro livro impresso da Editora será CAVIDADE, uma primeira coletânea de textos do Alexandre. Não podia inaugurar melhor, justa e excepcional homenagem. O livro já está pronto, só não saiu ainda justamente pela Editora ter sido formada sem recursos financeiros. Assim, foi realizada uma rifa cultural para angariar um troco, e agora está aberta campanha no catarse para tentar viabilizar este livro, e outras publicações impressas que também aguardam oportunidade de lançamento.

Quem puder apoiar esta campanha, vale a pena. Quem conheceu Alexandre e sua obra, sabe bem disso.

https://www.catarse.me/editora_merda_na_mao_a9b9


Nenhum comentário:

Postar um comentário