BRAZYU
O PAÍS DO PASSADO
A EPOPEIA DO RETROCESSO
Parte 1511: Até que se prove o contrário
Preso. Suspeito de homicídio. Agressões. Ameaças.
-Leia isso aqui!
Olha o papel.
-Em voz alta! - berram.
-Por que?
-Leia!, gritam ameaçadoramente.
-Eu sou o assassino.
-Muito bem. Temos uma confissão.
-Ótimo. Está preso.
-O que? Não! Eu só li o que estava no papel.
-Você confessou. Está gravado. Acabou.
Os Agentes argumentam que podem aliviar a situação se ele apontar o verdadeiro culpado. Se não fizer isso, será preso. Assassinato é trabalho forçado eterno nas penitenciárias privatizadas. Mas ele não sabe nada daquele crime, nem sabe o que aconteceu, simplesmente estava passando pelo local e foi abordado graças a cor de sua pele. A pressão continua por horas. Horas e horas. Não aguenta mais as ameaças e agressões. Sucumbe ao desespero e inventa um nome qualquer.
-Foi o Sidinei.
-Ei, eu conheço um Sidinei – afirma um Agente. - Com certeza foi ele, sempre o achei muito estranho.
-Ótimo. Prende logo. Temos que resolver esse caso logo pra batermos nossas metas.
Sidinei é preso e vai a julgamento.
Puliça pressiona também testemunhas para dizerem o que querem ouvir, senão serão presas. Todos querem resolver logo o caso para baterem suas metas e não serem penalizados nas avaliações de desempenho. No tribunal, acusado protesta que nunca na vida havia visto a vítima ou as testemunhas, que no dia do crime nem estava na cidade.
O Excelentíssimo Ynquisidor nem o olha na cara.
-Vai responder só o que eu perguntar.
Continua protestando. Esperneia.
-Está preso por desacato. Guarda, leve.
O Ynquisidor conduz então o julgamento de forma apressada, pois precisa bater sua meta de julgamentos, estabelecida pelo Tribunal. Pelo comportamento e cor da pele, não tem dúvida de que o réu é culpado.
Na prisão, acusado recebe a notícia de que será condenado. Autoridades o pressionam pra se declarar culpado, assim terá pena reduzida ou mesmo liberdade condicional. Acaba aceitando. É condenado sem condicional.
O caso é assim resolvido e arquivado, transformando-se em mais um dado estatístico nos importantes indicadores de resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário