Imbecilismo: a nova ordem
O Imbecilismo é a onda do momento! Você está fora dessa?
Cuidado, Imbecilismo não se confunde com imbecilidade. A imbecilidade é algo rotineiro no ser humano, todos tomam decisões estúpidas ao longo da vida. O Imbecilismo é o culto à imbecilidade. O imbecilista é aquele que idolatra outros imbecis como se fossem deuses na terra.
Importante frisar que o Imbecilismo se refere a pessoas que tem acesso à informação, tem acesso ao conhecimento, tem acesso às mais diversas formas de comunicação. Ou seja, o Imbecilismo é um movimento da classe média e alta. Não há que se falar de Imbecilismo em relação aos pobres, que tem sua educação sabotada. Imbecilista é aquele que glorifica a imbecilidade mesmo tendo acesso ao conhecimento produzido pela humanidade.
Assim, dentro do Imbecilismo, vemos movimentos mais específicos, como o movimento golpista, de pessoas que pedem intervenção militar para instauração de um regime ditatorial, ou o movimento antivacina, composto por pessoas que passaram a odiar as vacinas, qualquer vacina, mesmo aquelas que erradicaram doenças há décadas.
Começa assim, por exemplo, o sujeito vê um video no youtube de um antivacina, carismático, que fala bem, convincente, engraçado, enfático, muito incisivo, com milhões de visualizações e um título do tipo A VERDADE SOBRE AS VACINAS, e pensa: será que esse cara está certo? Então ele procura mais videos antivacina, acha outro, então pensa: está também falando a mesma coisa, então COM CERTEZA ABSOLUTA É VERDADE! Continua sua "pesquisa" no youtube. O algoritmo do youtube irá retornar videos de mesmo teor aos que ele viu, então o sujeito fica cada vez mais convencido que a vacina é o maior mal já produzido pela humanidade, certamente criada pelo próprio satanás.
Mas a profunda pesquisa científica dele não se restringe ao youtube, é complementada no facebook. No facebook, a mesma história, o algoritmo irá guiá-lo na direção de outros antivacina, grupos sobre o assunto com um monte de gente. O sujeito então pensa: todas essas pessoas não podem estar erradas! Ali, ele se encontra, faz amizades, e começa a compartilhar eufórico o conteúdo que encontra. Nesse instante, o sujeito se torna um imbecilista. Obviamente, o imbecilista não leu um único livro sequer sobre o assunto, afinal, livros tem palavras demais, imbecilistas não leem nada que tenha mais que 100 caracteres, não leu um único artigo científico sobre o tema, não leu nem sequer reflexões mais aprofundadas em blogs ou sites independentes. Mas depois de ter visto dois videos no youtube, o imbecilista já se considerava o maior especialista do planeta sobre o assunto.
O imbecilista decide que todos precisam saber a verdade sobre as vacinas. Então se infiltra em outros grupos do facebook e compartilha sem parar esses conteúdos. Cria seu próprio canal do youtube, começa a produzir seu próprio conteúdo. Cria grupos no whatsapp, entra em todos os grupos existentes do zapzap para compartilhar sem parar suas imbecilidades.
O imbecilista começa a ganhar mais e mais seguidores, mais e mais curtidas, mais e mais visualizações. Logo, se torna uma celebridade em seus grupos, um profeta que trouxe a verdade para o mundo. Nesse ponto, nada fará o imbecilista repensar sua opinião sobre as vacinas. Afinal, se o fizer, perderá seus seguidores, voltará a ser um zé ninguém, voltará para a vida medíocre que levava antes.
Este foi só um exemplo, mas pelo mesmo caminho se formam os terraplanistas, os antidemocracia e por aí vai.
Os imbecilistas duvidam de todo o conhecimento acumulado em 6000 anos de civilização sobre um determinado assunto, duvidam de todos os livros escritos e pesquisas realizadas, mas acreditam que um vídeo no youtube traz a certeza absoluta e incontestável.
Difícil afirmar quando iniciou, provavelmente sempre existiu, mas é fato que o Imbecilismo ganhou proporções astronômicas com as redes "sociais" do tipo facebook e twitter.
Essas redes foram construídas de tal forma que promovem uma competição por seguidores, curtidas e compartilhamentos. Nessas redes não há espaço nem tempo para reflexões aprofundadas sobre qualquer tema, tudo tem que ser raso, simplista e apelativo. Quanto mais raso e apelativo for, mais será compartilhado e mais celebrados serão os postadores. Essas redes são o grande palco para os imbecilistas se tornarem celebridades, e consequentemente líderes de outros imbecilistas.
Uma das regras primordiais do Imbecilismo é a completa devoção e subserviência aos líderes imbecilistas. Assim, todos tem que compartilhar o que o líder manda que seja compartilhado, todos tem que acreditar no que o líder acredita, todos tem que pensar como o líder, todos tem que votar nos candidatos que o líder manda que votem. Essa última frase é um ponto crucial no Imbecilismo. Aqui o Imbecilismo se torna um movimento político.
Para serem ainda mais populares, os imbecilistas precisam declarar inimigos. Assim podem se tornar heróis. Que super herói não tem arquiinimigos? Assim, os antivacina declararam guerra à Organização Mundial da Saúde. A NASA se tornou uma supervilã para os terraplanistas. Os inimigos vão sendo adaptados para cada país, cada cultura. No brasil, por exemplo, foram adotados como inimigos, entre outros, o STF (porque os imbecilistas golpistas querem o fim da constituição e a instauração de uma ditadura teocrática: "supremo só deus"), o Paulo Freire (???) (que mal o Paulo Freire fez pra alguém?) e, lógico, qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de preocupação social (os "esquerdistas"), pois preocupação social é "comunismo", e o "comunismo" é o maior de todos os inimigos proclamados pelos imbecilistas.
Desta forma, é no momento das eleições que os imbecilistas aprenderam a se organizar e desencadear um movimento do tipo "precisamos eleger esse pra presidente, esse pra governador, esse pra senador, esse pra deputado, e por aí vai". Cada grupo local de imbecilistas vota exatamente nas mesmas pessoas, por mais medonha e ridícula que seja aquela candidatura. E assim vemos pelo mundo aberrações inacreditáveis como trump e bolzo se tornando líderes mundiais.
Será apenas questão de tempo para o Imbecilismo dominar completamente o planeta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário