AGORA TAMBEM TEXTOS SEM ACENTUACAO E SEM PONTUACAO

SOU O QUE SEREI

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mais do mesmo

"Nunca imaginei que ficaria empolgado com a morte de alguém. Demorou para acontecer", disse o bombeiro Michael Carroll, de 27 anos, cujo pai também bombeiro morreu no dia dos ataques, em Nova York. "Finalmente chegou... é uma boa sensação".

"Após toda a tristeza ao nosso redor, precisávamos disso. O mal foi extirpado do mundo", disse Guy Madsen, de 49 anos, um vendedor de Clifton, Nova Jersey, que foi de carro a Manhattan com seu filho de 14 anos.



Morte de Osama bin Laden reduz o risco nos mercados:



Para quem lê as duas notícias acima e possui uma mínima capacidade de associação de idéias e análise crítica não é preciso falar mais nada. Mas mesmo assim vamos contar uma fábula:
Era uma vez um poderoso reino desacreditado. Um império que ameaçava desabar. Uma crise que provocava incerteza quanto ao futuro. Então surgiu um novo líder. Jovial, carismático, eloqüente, e que representava as minorias, representava uma nova visão, um novo tempo. O progresso. A salvação. A euforia se espalhou. A esperança fez o povo voltar a sorrir. Mas o tempo passou, e a crise continuou. O reino permanecia estático, não crescia mais. O sorriso logo desapareceu. Os súditos passaram a duvidar de seu novo messias. O resto do mundo não mais temia aquele gigante, passou a apostar em novos impérios que tomariam seu lugar. O que fazer? Como recuperar o trono? Mas, espere: a resposta já foi dada. É só olhar pra trás. Vamos fazer o que vínhamos fazendo: provar que somos os mais fortes.

Então o império decide invadir um país do outro lado do mundo, sem pedir qualquer permissão, para destruir seu inimigo. Quem é seu inimigo? É um homem que parece uma sombra, que não deixa rastros. Um homem que só deu notícias nas últimas décadas através de vídeos de poucos minutos e péssima qualidade. Um homem que havia realizado a proeza de articular o maior atentado terrorista da história de dentro de uma caverna !!!! Embora o império declame o tempo todo para seus súditos ser o maior defensor existente da democracia, não há qualquer julgamento. O inimigo e seus comparsas são encontrados e sumariamente executados. No dicionário do império, justiça e vingança são sinônimos. O homem da caverna que ninguém via agora é que não será mais visto mesmo. Torna-se um homem sem corpo, é entregue ao mar. Segundo o império, em respeito a suas tradições. Como é nobre e honrado o império. O povo vibra. Não importa se as informações sobre os acontecimentos são obscuras e as evidências são descartadas. Somos os mais fortes novamente. Agora o resto do mundo vai voltar a nos respeitar e temer. A “justiça” foi feita. O mal foi derrotado. Todos serão felizes para sempre.

Ou pelo menos até a próxima reeleição...


Muito bem, vamos refletir um pouco. Então se alguém matar um ente querido nosso, podemos matá-lo? Sim, podemos, pois o Presidente do Mundo nos mostrou que isso é justiça. E os grandes líderes ocidentais estão de acordo e apóiam, então não há qualquer dúvida. Podemos matar também todos que estiverem próximos ao assassino quando o encontrarmos? Sim, podemos, pois certamente são cúmplices, tão terríveis quanto ele e que merecem o mesmo destino. Assim faremos um mundo melhor. E o que fazemos quanto aos corpos? Vamos continuar seguindo a receita dos piratas, jogá-los aos tubarões. Assim sobra mais espaço no navio para levarmos o tesouro.

A nação comemora. Mas a indústria armamentista comemora ainda mais. O que já era bom vai ficar ainda melhor. Em 2010, os EUA investiram cerca de 700 bilhões de dólares em exércitos e armamentos, segundo o portal Exame. (http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/os-paises-que-mais-gastaram-com-forcas-armadas-em-2010). Pra se ter uma idéia do que representa esse montante, se os EUA resolvessem doá-lo para a Gâmbia, transformaria este minúsculo e esquecido país da África Ocidental na 19ª maior economia do planeta. E daqui pra frente certamente estes investimentos crescerão muito. Afinal, os ianques precisarão se proteger da “iminente retaliação” dos terroristas. Pobres cidadãos estadunidenses, não sabem o que é festejar. A indústria armamentista sabe.

E assim a história continua. Segue o ciclo do patriotismo e do medo. A maneira mais fácil de governar. O orgulho da nação e o medo da ameaça externa legitimam qualquer medida imposta pelos líderes. Os estadounidenses estão amparados, e assim estão felizes. Não importa se a taxa de desemprego é a maior dos últimos tempos. Não importa se as liberdades individuais são cada vez menos respeitadas. Eles não querem emprego, não querem liberdade. Eles querem sangue!
A pergunta que fica é aquela de sempre: quem será o próximo a ser destruído?

estadounidenses celebram mais uma chacina promovida por seu governo


“Toda percepção é uma aposta” – Husserl, filósofo alemão.

6 comentários:

  1. Essa "morte" parece de encomenda. Obama subiu em popularidade, pras eleições do ano que vem. O risco de um ataque de falsa bandeira é grande, alusões à apropriação pela Al-Qaeda de material nuclear sugere a vingança, provavelmente em algum país europeu, o que serviria de pretexto pro império decadente invadir os países que não se alinham aos seus interesses. Se houvessem matado, mesmo, não exibiriam seu cadáver à exaustão, não? Mas ao contrário, sepultaram no mar o seu corpo para evitar a criação de um local de culto para os seus admiradores, em menos de 24 horas, "em respeito à tradição muçulmana". Nossa, como são respeitosos, esses soldados dos USA, não?
    Tem caroço nesse angu, ah, se tem.

    ResponderExcluir
  2. Esse foi apenas mais um ato do teatro de marionetes

    ResponderExcluir
  3. O ato norte-americano de revidar,lembra muito o direito de vingança,pela Lei de Talião. Na Babilônia, o Código de Hamurabi regulamentava a vingança, com a afirmativa: "Olho por olho, dente por dente". E os americanos do norte ainda se dizem cristãos!

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! Quanta hipocrisia nesse nosso mundo...

    ResponderExcluir
  5. Acrescentando somente que o mundo já é assim desde antes do Império Romano, desde quando Caim matou Abel. A verdade é que estamos dentro de uma Roda Gigante e talvez jamais consigamos descer sem cair das alturas.

    ResponderExcluir