AGORA TAMBEM TEXTOS SEM ACENTUACAO E SEM PONTUACAO

SOU O QUE SEREI

quarta-feira, 20 de julho de 2011

ARTE ÚTIL - O "ARTIVISTA" EDUARDO MARINHO

É válida arte que seja apenas entretenimento? E a arte pela arte? Ou arte deve ser acima de tudo uma forma de contestar os valores vigentes? Arte-reflexão?
Essas são apenas algumas das questões a que somos levados quando mergulhamos na obra do "artivista" Eduardo Marinho. Artivista porque ele é uma impressionante soma de artista, exímio fazedor de textos, pinturas, desenhos, camisas, e etc; e também um ativista. Ativista, que fique bem claro, no sentido de se engajar profundamente em causas sociais e fazer da sua arte um instrumento de renovação do pensamento moderno. Pensamento moderno que se baseia nas idéias de competição e egoísmo. A desgraça de um é a felicidade do próximo. Como se o bem-estar fosse um bem finito não-renovável, que só pudesse ser partilhado por alguns poucos. Como se os restantes devessem aceitar serem miseráveis e excluídos, por se tratar de seu legítimo destino. Como se o sentido da vida fosse simplesmente consumir inutilidades.
Eduardo marinho usa sua arte para questionar esses valores, por isso trata-se de arte-útil. Um desenho não é apenas um desenho, uma pintura não é apenas uma pintura. Vale a pena conhecer esse trabalho. Para quem está no Rio de Janeiro, ele está abrindo sua casa para os interessados em um pouco de cultura útil. Todas as quintas, realiza o evento Vídeo-garagem, com exibição de filmes, bate-papo, refugo artístico. E nos finais de semana, expõe seu trabalho no bairro de Santa Tereza, no Largo dos Guimarães. Já para acessar seus textos, é só visitar http://observareabsorver.blogspot.com/ .










VÍDEO-GARAGEM: ESTA QUINTA, 21/07, EXIBIÇÃO DO FILME "ENTRE MUROS E FAVELAS". A PARTIR DE 18 HRS. MAIORES INFORMAÇÕES: arteutil.em@gmail.com

3 comentários:

  1. Olá Eduardo, estou tendo contato com sua história há poucos dias e é como materializar meu sonho. Estou vendo seus vídeos e sua história. Senti que tenho correntes pesadas, mas que podem ser quebradas, vai precisar de forças, que terei que buscar, em minha alma. renatoargolo@yahoo.com.br. Renato.

    ResponderExcluir
  2. Grande Marinho! Tudo bem amigo? Sua arte sempre útil.

    ResponderExcluir
  3. Grande Marinho! Tudo bem amigo? Sua arte sempre útil.

    ResponderExcluir